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sábado, 21 de abril de 2012

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)

Em Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time, o grande vilão Destruidor (Shredder) e seu aliado, Krang, sequestram  a Estátua da Liberdade, afim de atrair as tartarugas. Elas então, vão ao resgate da Estátua, porém, no decorrer da aventura acabam sendo enviadas para outra dimensão, ficando presas no tempo!
 
 O jogo começa em uma fase linda, uma ponte com bolas de ferro caindo, o que me lembrou na hora as bolas de ferro que caem da escada em TMNT 2 do Nes e o original do arcade, e o mais legal, o Krang gigante aparece logo na primeira fase atirando raios com os olhos enquanto você enfrenta os ninjas do clã. O inimigo é o Dr Baxter em forma de mosca e ficou muito legal enfrentá-lo.


A segunda fase me lembrou muito a segunda fase das turtles 2, como eu vou me referir daqui em diante para aos jogos TMNT original do arcade e o 2 do Nes, tem os objetos de cenários clássicos para interagir, como o hidrante e as tampas de bueiro arremessadas pelos ninjas. A música é animal, melhor ainda que a da primeira que já era incrível e depois de espancar alguns foot soldiers você enfrenta as turtles robôs, muito fiel ao desenho animado e com um esqueminha bem legal, aliás todos os inimigos tem um esquema para enfrentá-los, e depois de várias vezes de jogatina você acaba pegando jeito e derrotando sem perder vida, o que não acontece em turtles 2 onde todos inimigos tem o mesmo esquema: paciência.


Nessa fase pulam uns monstros da água tentando lhe acertar com suas garras, e me lembrava de tê-los vistos em um episódio aonde elas vinham das pizza que eram jogadas foras e iam parar no esgoto ou algo assim, não me lembro exatamente. O inimigo é o Rei dos ratos pilotando um navio de guerra da Dimensão X que atira mísseis e lança espinhos na água que machucam os pés das turtles e faz elas gritarem, isso sempre tem nos jogos das turtles: uma animaçaozinha para alguns danos específicos, como cair em bueiro, sofrer ataque com fogo ou gelo, etc.


Depois de vencer os esgotos você avista o majestoso Thecnodromo e ainda bem que já tinha jogado o TMNT 3 do Nes e já sabia que não era a última fase, pois não queria que o jogo acabasse tão cedo. A música não é aquela música incrível do Technodromo do TMNT 2 mas o inimigo de tela, ou inimigos de tela são muito legais, são os monstrengos do segundo filme das turtles que adorava assistir, a tartaruga espinhuda e o cachorro gigante, meu Deus, aquilo era muito legal, coisa de arcade, como o Bebop e Rocksteady vindo juntos, coisa que não tinha tido a oportunidade de enfrentar já que na versão Nes foi cortado pois o 8 bits não tinha capacidade de colocar os dois inimigos juntos.
 
Após derrotá-los, cheguei ao elevador, coisa que já estava acostumado, todos os turtles ou qualquer beat´up tem que ter um elevador. E ao chegar ao fim do elevador, avistei o Destruidor, mas ele não vem lhe enfrentar como nos outros jogos: ele vem dentro de um Mecha. Nunca gostei disso, fiquei muito decepcionado, queria uma luta como em Turtles 3, reconhecia o esforço pela novidade, mas tem coisa que para mim não deve mudar. Além disso, por causa dessa luta no mecha, nunca teremos uma luta com o Destruidor portando aquela espada em 16 bits.
Lembra da ombrada e do arremesso de foot soldier para a tela? Pois bem, aqui vc deve usar a ombrada para paralisar os infinitos ninjas que chegam e depois arremessá-los para a tela e assim atingir a cabine do Mecha onde está o Destruidor.

Ao vencer o Destruidor ele envia você para viajar no tempo e a primeira parada é na pré-história. Não gostei nada disso, a música não empolgava tanto a tela não era interessante e vinha muito daqueles generais de pedra chatos do caramba. O inimigo é uma Tartaruga pré-histórica, o que eu tinha achado bem legal na época. Gostei muito de ver a cabeça do Destruidor lapidada em uma montanha no fundo da tela estilo esfinge.

A próxima parada na história é em um navio, que apesar da música ser mais chatinha ainda, a tela é mais interessante com tábuas que ao serem pisadas, viram e batem na cara das turtles em mais uma animação especial. E os inimigos, meu Deus, me empolguei muito quando os vi, os atrapalhados Bebop e Rocksteady juntos, vestidos de pirata. Finalmente me senti jogando o Arcade que tanto desejava: enfrentar aqueles dois juntos era uma realização. Eles se trombavam, batiam suas armas e no final acabavam lutando entre si e caiam derrotados, eu ja gostava esses detalhes.

Saindo do navio fui parar em um trem em movimento, um trem bem longo e com bastante generais de pedra. O inimigo é o crocodilo tipo crocodilo dundee, mas crocodilo mesmo, com escamas e tudo, velho inimigo das turtles do desenho animado, muito bem desenhado e fiel ao desenho.aquilo me impressionava muito, os gráficos, sons, qualidade das músicas.

E então fui para o futuro e logo na tela de título da fase me empolguei e gritei “é o Krang”, nem pisquei na fase, eu tinha que ver o Krang.
A fase é bem interessante graficamente, você vê as turtles de costa em um skate futurístico e os inimigos vem do topo da tela e com um golpe você os derrota, tipo uma fase bônus, mas no final dela vem o Krang, bem diferente do que nos outros games, ele tem uma asa nas costas e é um pouco maior do que de costume, ou talvez eu estivesse estranhado a altura dele por estar acostumado com a versão 8 bit. E aqui vai o que me deixou muito chateado: ao ser derrotado ele sai do seu Mecha e eu já gritei “Eu sou invencível” assim como ele fazia nos outros games das turtles, mas ele me deixou no vácuo, falou algo que não entendi nada e foi embora. Fiquei como cara de tacho, e como eu disse, tem coisa que não pode mudar, é um legado!

Então chega a fase da base espacial, e o game me surpreende mais uma vez, com uma música incrível, um remix da música da fase da nave do Turtles 3, e assim como na versão 8 bits, essa era a última fase do jogo. É uma fase bem longa, mas com a música empolgante eu nem notei. Como percebi que a fase e a música eram muito semelhantes à turtles 3, me empolguei com a idéia que o inimigo talvez fosse uma reedição do incrível Super Destruidor, um dos inimigos que mais tinha gostado de enfrentar em 8 bits.
O inimigo era o Krang novamente, mas em outro tipo de mecha, uma navinha que atira bolhas que fazia mais uma animação ao acertar as turtles. Então fiquei esperançoso, que talvez por isso o Krang não tivesse falado sua frase marcante. Em um telão o Destruidor assistia a batalha e ficava torcendo muito por seu amigo, adoro esses detalhes, e o Destruidor definitivamente ele gosta de aparecer em uma TV! Mas infelizmente ao ser derrotado, Krang explode junto com seu mecha e além de não dizer sua frase, não consegue escapar, o que piora tudo, porque tava doido pra da um sacode nele.

E então as turtles volta para o technodramo para enfrentar o Destruidor em uma ponte bem em frente ao rosto da estátua da liberdade, muito bom, um capricho! Vem então  o Super Destruidor como eu torcia para acontecer, com um gráfico impressionante e com o remix da música do Super Destruidor 8 bits do turtles 3, para mim a melhor música de último boss de todos os tempos. Ele vem em sua forma normal e se transforma em sua versão Super, mas achei a versão normal mais legal, melhor desenhada do que sua versão super, o que me fez sentir ainda mais falta de não ter uma luta com sua forma normal no technodromo sem o mecha. A luta é interessante, com um padrão tipo paciência, onde eu ficava esperando ele dar o golpe azul para poder dar uma sequência de golpes nele, mas infelizmente a luta não chega aos pés da luta com o Super Destruidor 8 bits.

Ao derrotar o Destruidor, vem o final com as Turtles entregando a estátua, a April dando uma piscadinha para a tela, o Splinter olhando para tela como querendo dizer ''Esses são os meus garotos'', depois vem os créditos com uma música bem legal e termina com uma apresentação das turtles, seus inimigos, as telas tudo com uma música animal.

 Os personagens

Leonardo
Leonardo é o líder de fato das tartarugas. Sua bandana é azul, e sua arma é um par de ninja-to, a espada reta ninja. Seu nome vem do pintor e inventor Leonardo da Vinci.

 Michelangelo
Michelangelo (ou Miguel Ângelo) é o cômico e extrovertido do grupo, e o maior comedor de pizza. Sua bandana é laranja, e sua arma é um par de nunchakus (em países em que a arma é ilegal, Michelangelo era adaptadas para brandir tonfas ou ganchos). Seu nome vem do escultor Michelangelo Buonarroti.

Donatello
Donatello é o intelectual e inventor do grupo. Sua bandana é roxa, e sua arma é um cajado Bo. Seu nome vem do escultor Donato di Niccolò di Betto Bardi.

Rafael
Rafael é o anti-herói, e especializado em tiradas (geralmente tendo Michelangelo como alvo). Sua bandana é vermelha, e sua arma é um par de sais. Seu nome vem do pintor Rafael Sanzio.

Curiosidades

Teenage Mutant Ninja Turtles (abreviado TMNT, em inglês), conhecidos no Brasil como Tartarugas Ninja, é um grupo de 4 tartarugas antropomórficas adolescentes, mutantes e ninjas, treinadas pelo rato, Mestre Splinter. Os 4 são batizados em homenagem a artistas renascentistas: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Rafael. As Tartarugas moram no esgoto de Nova York, e seu grande inimigo é o destruidor (Shredder), líder de uma gangue de ninjas. Destaque para o bordão do quarteto: “Cowabunga!”.

As Tartarugas foram criadas numa história em quadrinhos da Mirage Comics em 1984, na parceria de Kevin Eastman e Peter Laird. A popularidade cresceu após um desenho animado que iniciou-se em 1987 e durou 9 anos, até 1996. Depois foram adaptadas em uma série com atores reais chamada Ninja Turtles: The Next Mutation (As Tartarugas Ninja: a Próxima Mutação), 4 filmes, videogames da Konami e uma nova animação, que começou a ser exibida em 2003.

Capa e fita originais do jogo


Intro de Teenage Mutant Ninja Turtles IV


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