Apesar de, no nosso país, California Games sempre ter sido considerado basicamente como “um jogo do Master System”, o game na verdade foi originalmente lançado em 1987 para os microcomputadores Apple II e Commodore 64. A boa receptividade fez com que o jogo fosse convertido para tudo o que era máquina de rodar games da época – Amiga, Atari ST, Lynx, PC-DOS, ZX Spectrum, Nintendo 8-bits, Mega Drive e até para o já então jurássico Atari 2600. De qualquer forma, existe um certo consenso de que a versão do Master é uma das melhores (para vocês terem uma ideia, ela é geralmente considerada superior à versão do Mega Drive, apesar desta ter gráficos bem melhores).
Fases
Vou dar agora alguns detalhes de cada modalidade e também algumas dicas para acumular bastante pontos:
Half Pipe: Para mim, uma das modalidades mais legais do jogo. Aqui o seu objetivo é fazer manobras radicais neste imenso half pipe. Para controlar o skatista basta guiá-lo com o direcional, assim ele vai ganhando impulso para chegar no outro lado do Half Pipe. Assim que ele chegar pressione o direcional para o lado oposto para executar o Kick Turn. Mantendo o direcional pressionado por um tempo dará mais pontuação, mas cuidado, se manter pressionado por muito tempo você vai perder o equilíbrio e então cair. Quando chegar bem próximo ao fim da rampa, pressione o botão 2 para executar o Hand Plant, aqui a mesma regra do Kick Turn serve para ele, mantendo pressionado por um tempo voce consegue mais pontuação e se pressionado por muito tempo, é tombo na certa.
Foot Bag: Essa modalidade é sem dúvida a mais bacana de jogar e também a mais viciante. Ela consiste em marcar pontos fazendo embaixadinhas, o que garante muitas possibilidades de acumular pontos. Para chutar a bolinha pressione o botão 2, quando ela estiver no alto pressione o botão 1 para cabecear a bola (é possível fazer isso com o botão 2, mas com o botão 1 é mais seguro). Lembre-se que dependendo do ângulo e da distância em que a bola estiver você executará outros movimentos no lugar da cabeçada.
Não se esqueça que há um tempo limitado para fazer tudo isso, então procure ser ágil, faça movimento variáveis e de preferência os que valem mais, caso faça a bola ir para fora da tela ela será arremessada novamente, caso consiga executar algum movimento enquanto ela estiver no ar você ganha pontos extras, você também ganha pontos se atingir a gaivota que sempre passa pelo cenário.
Skating: Mostre toda a sua habilidade sobre o patins neste enorme calçadão, mas não pense que será fácil porque haverá muitos obstáculos loucos para ver você estendido no chão.
Para mover a patinadora, pressione o direcional para cima e para baixo, mantendo o direcional pressionado para o lado esquerdo ela dará um giro, te dando alguns pontos. Procure desviar dos objetos que se encontram no chão e quando encontrar alguma rachadura, pule, isso também valerá alguns pontos.
BMX: Se você estava em busca de desafios, esse é pra você. Encare uma incrível pista no deserto cheia de rampas e obstáculos e mostre o seu talento sobre uma BMX.
Pressione o botão 2 para ganhar velocidade e o botão 1 para pular. Desvie dos objetos que se encontram pelo chão com o direcional pressionado para cima, para baixo ou pulando. Quando encontrar uma rampa, pressione o botão 1 para ele dar um grande salto. Esse é o melhor momento para acumular muitos pontos, assim que estiver no ar pressione o direcional para alguma direção para ele executar alguma manobra, sendo assim um total de quatro manobras: Tabletop (direcional para cima), Backward Flip (direcional para esquerda), Foward Flip (direcional para direita) e o 360° Turn (direcional para baixo). Dependendo da altura do seu salto a manobra executada poderá valer mais pontos (em algumas situações ela muda até o nome).
Além dessas manobras é possível você inclinar a BMX mantendo o direcional pressionado para o lado esquerdo. Mas é bom ter muito cuidado quando realizar alguma manobra como o Backward Flip e principalmente o Foward Flip, como são manobras muito complexas elas levam um tempinho para serem executadas completamente, caso você caia no meio da manobra você corre o risco de bater a cabeça, fazendo com que a sua partida encerre na hora. Evite também manter a bicicleta muito acelerada porque no fim do estágio há um grande precipício e se cair ali é morte na certa.
Flying Dis: Prepare-se para o último desafio, tenha um pouco de paciência pois essa modalidade não é tão fácil quanto parece. O seu objetivo é o seguinte: lançar o disco e pegar com a outra personagem que está do outro da tela.
Para lançar o disco, pressione o direcional para o lado esquerdo, fique atento ao indicador, assim que ele estiver marcado na barrinha verde no Speed, pressione o direcional para o lado direito. Assim que pressionar, o indicador automaticamente voltará para o começo da barra, assim que estiver marcado sobre a barra verde no Angle, pressione o botão 2 para a garota lançar o disco. Agora é a hora de controlar a garota que está do outro lado, prepare-se pois agora será um pouco complicado.
Bonus Game
Uma coisa que ajuda bastante é que, caso você ultrapasse os recordes do jogo, você participa de um minigame que funciona da seguinte maneira: três imagens ficam girando, caso pare as três e elas pararem na mesma imagem você ganha algo novo correspondente à essa imagem. Lembrando que são apenas três imagens diferentes e cada uma corresponde à uma modalidade: parando três fotos correspondetes à modalidade do BMX, você ganhará uma bicicleta nova, ela é mais rápida e também dá saltos mais altos e precisos. Caso pare nas fotos da modalidade do Surfing você ganhará uma prancha nova, ela te garante mais velocidade e também saltos altíssimos. E o último, a foto que representa o Foot Bag, que faz com que você tenha reflexos na hora que a bolinha estiver no ar, lhe dando mais facilidade em executar movimentos mais complexos como o Reverse Doda e o Double Arch. É uma pena não haver equipamentos novos para as outras modalidade como o Skating e o Flying Disk, se houvesse ajudaria muito já que não é tão fácil acumular tantos pontos nessas modalidades.
O negócio aqui é muito difícil acerta as três imagens, da vontade de joga o controle na parece só de raiva. Vai se dificil assim na casa do KRL. Mais eu me lembro de uns macetes que ajudava a conseguir essas imagens.
Não consegue acertar as três fotos? Anda azarado que nem eu??? Não se preocupe, aqui você confere as dicas para ganhar no Bonus Game sem erro:
BMX - Na tela que você registra o nome, digite KOTARO, depois ultrapasse o recorde em qualquer modalidade, assim que entrar na tela de Bonus aparecerá a mensagem "Hello KOTARO!!". Assim que parar as três fotos, automaticamente você ganhará a BMX nova.
Reflexos no Foot Bag -Na tela que você registra o nome, digite TAKAKO, depois ultrapasse o recorde em qualquer modalidade, entrando na tela de Bonus aparecerá a mesagem "Hello TAKAKO!!". Assim que parar as três fotos, automaticamente você ganhará a habilidade dos reflexos.
Surfing - Na tela que você registra o nome, digite NORIKO, depois ultrapasse o recorde em qualquer modalidade, assim que entrar na tela de Bonus aparecerá a mensagem "Hello NORIKO!!". Assim que parar as três fotos, automaticamente você ganhará uma prancha de Surf nova.
Situações Curiosas
Em algumas modalidades podem ocorrer situações bem curiosas como o terremoto na modalidade do Half Pipe ou então acertar a gaivota (o coitado tem até nome hahaha) ou então no Surfing, que quando você cai pode aparecer um golfinho, uma gaivota e até mesmo um tubarão, o engraçado é que quando o Tubarão aparece começa a tocar o tema do filme Tubarão. Uma pergunta bastante comum é o que fazer para que ocorra o terremoto? Eu não sei dizer se realmente há uma maneira de fazer com que aconteça isso, pra mim isso é como as outras situações que ocorrem como por exemplo no Surfing, uma hora aparece um tubarão, uma gaivota e tem hora que não aparece simplemente nada, é tudo questão de sorte mesmo.
Agora há outras situações que eu já ouvi falar, mas nunca presenciei. Muitos juram ter pulado a cerca no final da modalidade do Skating, de terem sido atacados por um urso e até serem abduzidos por um UFO no Flying Disk, outros falam que é possível atingir o barco no Foot Bag. Eu não sei se esses que eu citei são realmente reais ou não, devemos lembrar que há versões desse jogo para diferentes consoles e computadores, de repente pode até acontecer neles mas no Master System apenas os que eu citei acima eu presenciei.
Curiosidades
Apesar de, no nosso país, California Games sempre ter sido considerado basicamente como “um jogo do Master System”, o game na verdade foi originalmente lançado em 1987 para os microcomputadores Apple II e Commodore 64. A boa receptividade fez com que o jogo fosse convertido para tudo o que era máquina de rodar games da época – Amiga, Atari ST, Lynx, PC-DOS, ZX Spectrum, Nintendo 8-bits, Mega Drive e até para o já então jurássico Atari 2600. De qualquer forma, existe um certo consenso de que a versão do Master é uma das melhores (para vocês terem uma ideia, ela é geralmente considerada superior à versão do Mega Drive, apesar desta ter gráficos bem melhores).
Capa e Fita originais
Intro de Jogos de Verão
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