5 anos depois dos eventos de Contra III: The Alien Wars, um grupo de soldados de elite chamados de "Unified Military Special Mobile Task Force K-X" (traduzindo literalmente: Força Unificada Especial Móvel de Tarefas Militares), também conhecidos como "Contra Hard Corps" foram chamados para combater o grande crescimento da criminalidade e as atividades ilegais que estavam acontecendo com o fim da guerra.
Quando um hacker desconhecido se infiltra no sistema de segurança da cidade e reprograma um grupo de robos para causar o caos, os "Hard Corps" são mandados para cuidar da situação.
Contra: Hard Corps segue a mesma linha de jogabilidade dos seus antecessores. O objetivo é andar através de vários obstaculos pelos estágios e chegar até o fim deles, atirando em tudo que se mexe pelo caminho e derrotar o chefe no final. Porém, diferente de todos os outros jogos ainda tinham estágios com perspectivas diferente, em Hard Corps todos os estágios são em progressão lateral 2D, sem nenhum estágio diferenciado.
Personagens
Ray Poward: Soldado masculino e o lider da unidade Hard Corps. Seu exterior extrovertido esconde a sua paixão pela batalha.
Sheena Etranzi: Soldado feminino, uma especialista em guerrilhas.
Brad Fang: Um lobisomen geneticamente e ciberneticamente modificado com um canhão no lugar de seu braço direito.
Browny: Um pequeno robô de batalha. Conhecido oficialmente como CX-1-DA300.
Como nos jogos anteriores, o modo 2-player se manteve intacto - porém não é permitido os jogadores escolherem personagens iguais. Os controles foram adaptados para 3 botões no Mega Drive: os três botões são usados para atirar, saltar e mudar de armas. Enquanto atira, o jogador pode escolher entre dois tipos de atirar: um que permite andar e atirar e o outro que o personagem fica parado enquanto você controla a mira da arma.
O personagem pode descer plataformas pressionando para baixo + o botão de pulo e também tem como andar em paredes como em Contra III - porém uma nova habilidade foi adicionada: em um territorio plano se você fizer o comando citado anteriormente o personagem irá executar um "slide" e ele fica invencível durante esse golpe. Controlando Browny, ele tem um segundo pulo no ar se você apertar 2 vezes o botão de pulo.
O sistema de multiplas armas de Contra III foi explandido, permitindo que o jogador carregue até 4 armas diferentes e também um certo número de bombas. As armas são obtidas dos pods que passam voando pela tela. As armas são nomeadas "A", "B", "C" e "D", que varia dependendo do personagem que você está controlando. Todos os personagem começam com uma metralhadora semi-automática, que é substituida pela "A" quando você à pega. Quando o jogador perde uma vida, a arma atual é perdida, porém diferente de Contra III, a contagem de bombas fica igual à antes de você ter morrido.
Uma novidade exclusiva de Contra: Hard Corps foi a escolha de multiplos caminhos dependendo das escolhas que você faz no fim de cada estágio. Sâo 4 caminhos diferentes à seguir, cada um com seu chefe final e um final diferente e ainda há um final especial escondido, totalizando 5 finais. Há também um sexto final, porém este é ruim e aparece direto a frase "Game Over" quando se faz ele.
Curiosidades
A versão japonesa é a mais fácil de todas, porque foi adicionada uma barra de life que permite o jogador levar 3 tiros antes de perder uma vida - ao contrário da Americana que com apenas 1 tiro você perde uma vida. Outra coisa que a versão japonesa tem são continues infinitos - na versão Americana são apenas 5. A versão japonesa trás uma ilustração feita pelo animador Yasuomi Umetsu, que também fez o manual do jogo.
Na versão européia, novamente o titulo foi mudado para Probotector e todos os personagens, tirando Browny foram modificados (Browny só teve o nome mudado). A história também foi re-escrita, com Coronel Bahamut e Dead-Eye sendo chamados de aliens humanoides e a invasão alienigina sendo trocada por um computador chamado X-Drive. A jogabilidad é igual a versão americana, porém o jogador tem apenas 4 continues ao inves de 5. Algumas cutscenes também foram alteradas.
Capa e Fita originais
Intro de Contra Hard Corps
0 comentários:
Postar um comentário